Mortes confirmadas ou suspeitas por coronavírus passam de 1.200 na cidade de São Paulo; periferia concentra mais óbitos
Dados correspondem à semana epidemiológica que vai de 23 de fevereiro ao dia 11 de abril e fazem parte de um mapa divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde que mostra a distribuição dos óbitos por distrito.
A cidade de São Paulo registrou, entre os dias 23 de fevereiro e 11 de abril, 1.207 mortes confirmadas ou suspeitas de coronavírus, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Os dados fazem parte de um mapa divulgado pela pasta que mostra a distribuição dos óbitos por distrito.
Segundo o mapa, até o último sábado (11), a cidade de São Paulo tinha 1.207 mortes potencialmente causadas pelo coronavírus, entre óbitos confirmados e suspeitos. Na mesma data, a Secretaria Estadual da Saúde anunciou 422 mortes confirmadas por coronavírus na capital. Portanto, das 1.207 mortes apresentadas no mapa, 785 são suspeitas. A proporção verificada é de 1,8 morte suspeita a cada morte confirmada na capital.
A diferença dos números oficiais com o mapa da reportagem, que mostra 1.207 mortes confirmadas ou suspeitas, se deve, em grande parte, ao atraso no processamento dos exames pelos laboratórios credenciados no estado (leia mais abaixo). O G1 procurou a Secretaria da Saúde e aguarda posicionamento.
Periferia
De acordo com o mapa, a maioria dos óbitos confirmados ou suspeitos de coronavírus se concentra na periferia da cidade, com destaque para os distritos da Brasilândia (33), na Zona Norte, e Sapopemba (28) e Itaquera, na Zona Leste (27).
No recorte por regiões da cidade, a Zona Leste lidera o total de mortes da capital paulista, com 499 óbitos. Na Zona Norte, o registro é de 289 mortes, enquanto na Zona Sul foram 253, na Zona Oeste 91 e no Centro 61 óbitos.

Fonte : G1